Mestrado / Doutorado

Bandeira USA   Bandeira Espanha

 

 

   O discente que ingressa no Mestrado ou no Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina, Área de Concentração em Anatomia Patológica, da UFRJ, será orientado por um docente permanente do Programa, de acordo com a Coordenação dos cursos. Poderá haver um co-orientador, caso seja indispensável.

   A Secretaria Acadêmica dos Cursos registrará as disciplinas e as suas cargas horárias em cadastro individual, de modo a avaliar o  desenvolvimento dos discentes durante os cursos.

   Para a obtenção do título de Mestre o candidato deverá ter completado, pelo menos, 20 créditos das disciplinas obrigatórias e 4 créditos das disciplinas complementares (optativas), perfazendo um total mínimo de 360 horas, e ter escrito uma Dissertação, com defesa diante de banca examinadora, como trabalho de conclusão do curso.

   Para a obtenção do título de Doutor o candidato deverá ter completado, no mínimo, 20 créditos de disciplinas obrigatórias e 10 créditos das disciplinas complementares (optativas), com um total mínimo de 450 horas, e ter elaborada uma Tese, com defesa diante de banca examinadora, como trabalho de conclusão do curso.

   O curso de Mestrado terá a duração de 24 (vinte e quatro) meses, no máximo, e o de Doutorado de 36 (trinta e seis) meses, podendo serem prorrogados por somente mais 6 (seis) meses, dependendo da avaliação das circunstâncias por parte da Comissão da Coordenação do Programa.

   Os períodos letivos do Programa e os prazos de inscrição, desistência das disciplinas, entre outros, são estipulados pelo Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), órgão deliberativo da estrutura superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pelas diretrizes didáticas e pedagógicas dos cursos de pós-graduação.

 

 

UFRJ Pós-Graduação em Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina
Desenvolvido por: TIC/UFRJ